“O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflete." 

Aristóteles


1. MITO:  A terapia de reposição hormonal é segura,  não traz riscos para a saúde.

A VERDADE: 
A TRH é um procedimento extremamente complexo e pode trazer sérios riscos e efeitos colaterais.  Essa terapia só é recomendada para tratar doenças.  Seu uso para fins estéticos ou para retardar o envelhecimento é desaconselhado pela comunidade científica e pelos mais renomados órgãos e institutos de saúde do Brasil e do Exterior.  

OBSERVE QUE SÓ QUEM DEFENDE ESSE TRATAMENTO PARA FINS ESTÉTICOS OU PARA DETER O ENVELHECIMENTO SÃO JUSTAMENTE AQUELES QUE GANHAM FORTUNAS COM A SUA COMERCIALIZAÇÃO.  



2. MITO:  Hormônios bioidênticos são totalmente seguros e sem qualquer possibilidade de rejeição.

A VERDADE:
O termo "hormônio bioidêntico" é um jargão de marketing, e não um termo médico ou científico. São substâncias extraídas da urina humana e manipuladas para que tenham a mesma estrutura química dos hormônios sintéticos convencionais, que, por sua vez, são semelhantes aos produzidos pelo corpo humano.  

Apesar do nome atraente essas substancias ainda não fizeram o milagre que nos permitisse colher apenas os benefícios dos hormônios, sem riscos ou efeitos colaterais.  Essas substâncias são manipuladas,  sem controles rigorosos por parte dos órgãos de vigilância sanitária.  Não há como atestar sua pureza nem eficiência. Os riscos para a saúde devido à falta de controles de qualidade confiáveis são até maiores do que os hormônios sintéticos industrializados.


DESCONFIE QUANDO ALGUÉM LHE DIZ QUE DETERMINADO MEDICAMENTO NÃO POSSUI EFEITOS COLATERAIS. ATÉ ASPIRINA TEM EFEITOS COLATERAIS. 
 
NÃO EXISTE MEDICAMENTO SEM EFEITO COLATERAL.



3. MITO:  Os implantes subcutâneos (como o "Chip da Força") são totalmente seguros.  Pois liberam gradualmente pequenas quantidades de hormônio no organismo

A VERDADE:
Esses implantes não são controlados pela ANVISA.  As substâncias contidas nesses implantes são manipuladas por clínicas particulares e não passam por controles de qualidades confiáveis dos órgãos de vigilância sanitária, portanto não há como atestar sua pureza e eficiência. Há um alto risco da quantidade de hormônios injetadas ser insuficiente ou exagerada ao longo do tratamento. Muitas vezes as quantidades de hormônios no implante não são informadas aos pacientes. As clínicas que comercializam essas terapias raramente oferecem acompanhamento clínico adequado e periódico. O bombardeio contínuo e por longos períodos de coquetéis de hormônios na circulação sanguínea pode trazer consequências gravíssimas no médio e longo prazo.  


DESCONFIE DESSES TRATAMENTOS,  PROCURE OUVIR A OPINIÃO DE OUTROS MÉDICOS SE FOR INJETAR HORMÔNIOS NO SEU CORPO.  CONSULTE UM ENDOCRINOLOGISTA.



4. MITO:  Se eu tiver algum problema com o "chip da força",  basta retirá-lo que meu organismo volta ao normal.

A VERDADE:
Ao expor seu organismo a longos e contínuos bombardeios de hormônios, o seu corpo pode desenvolver reações sintomáticas e assintomáticas graves. Como a formação de tumores malignos, vários tipos de câncer, problemas cardiovasculares, AVC, atrofia dos testículos, ganho de peso, problemas hepáticos, diabetes, apneia do sono, crescimento de pelo no rosto, queda de cabelo, acne, etc.  E como essas clínicas que realizam esses implantes raramente efetuam um acompanhamento adequado dos pacientes,  o risco de tumores serem descobertos em estágios já avançados é ainda maior.  

DEPOIS DE INTERROMPIDA A TRH, O ORGANISMO IRÁ LEVAR CERCA DE 0,5 A 2 ANOS PARA SE DESINTOXICAR DESSAS DROGAS



5. MITO: Atingi a andropausa,  meus testículos não produzem mais hormônios, preciso repor com a TRH.

A VERDADE: 
  Estudos comprovam que injetar testosterona no corpo pode causar câncer e outros problemas na próstata, apneia no sono, atrofia testicular, coágulos de sangue que levam a trombose venal e embolia pulmonar, aumento anormal dos glóbulos vermelhos (policitemia) e parada cardíaca. Ter uma boa alimentação, controlar o estresse, dormir bem, manter uma atividade física regular, não exagerar nas bebidas e não fumar são algumas ações que favorecem para manter a cabeça e o corpo ativos e assim aumentar naturalmente a produção de testosterona pelo próprio corpo. 

OS RISCOS DE INJETAR TESTOSTERONA NO CORPO PARA FICAR FORTE E MUSCULOSO SÃO ABSURDOS. PRINCIPALMENTE NAS MULHERES.


6. MITO: Não há como envelhecer com saúde sem usar reposição hormonal

A VERDADE: 
  Todos nós envelhecemos,  porém o que realmente faz a diferença é o que você come, o estilo de vida que você leva, os exercícios que você faz,  a sua saúde mental e a sua evolução espiritual.  O uso de terapias com hormônios só é aconselhado se você tiver uma doença que justifique a sua aplicação.  As terapias anti-envelhecimento a base de hormônios são extremamente perigosas. O Conselho Federal de Medicina proíbe médicos brasileiros de prescreverem terapias com o objetivo específico de conter o envelhecimento, esses profissionais estão sujeitos às penalidades previstas em processos ético-profissionais.

MELHORE SUA ALIMENTAÇÃO E MUDE SEU ESTILO DE VIDA,  SE DIVIRTA MAIS, REDUZA O ESTRESSE, PASSE MAIS TEMPO COM FAMÍLIA E AMIGOS.  
 

7. MITO:  Para ficar igual àquela artista famosa com corpo maravilhoso só é possível através das terapias com hormônios.


A VERDADE:
  Você realmente acredita nisso?  Pergunte a um atleta profissional se ele precisa se encher de hormônios para alcançar seus objetivos.  Converse com um endocrinologista sério.  Ouça o que os órgãos de saúde e instituições médicas sérias ao redor do mundo acham disso.  

Há milhões de exemplos de pessoas que envelhecem com saúde sem nunca sequer imaginar injetar hormônios no seu organismo.   

Hormônios são para tratar doenças do corpo, e não da alma. 


POR OUTRO LADO,  EXISTEM CENTENAS DE EXEMPLOS DE PESSOAS QUE ARRUINARAM A SUA SAÚDE OU MESMO A SUA VIDA AO USAR HORMÔNIOS INDISCRIMINADAMENTE, PRINCIPALMENTE PARA FINS ESTÉTICOS ATRÁS DA BELEZA PLÁSTICA INCONSEQUENTE OU NA TENTATIVA DESENFREADA DE DETER O ENVELHECIMENTO NATURAL.

PENSE BEM SE É ISSO QUE VOCÊ QUER FAZER COM A SUA SAÚDE